Instituto PsicoEthos
:: Eventos >> I Sarau "Moitará" - 2011

I SARAU “MOITARÁ” do INSTITUTO PSICOETHOS

Aonde o cinema é a roda de conversa


Este “Sarau” nasceu do entusiasmo vivido por pessoas que participaram do evento promovido  pelo Instituto PsicoEthos e pela Escola de Artes e Humanidades (EACH-USP).

O nome “MOITARÁ” é de origem indígena, ainda hoje é usado pelas tribos que vivem no ALTO-XINGÚ e significa:-

“Promover um encontro para compartilhar o conhecimento construído entre as tribos, em torno do exercício da cidadania e a socialização nas diferentes realidades vividas no seu cotidiano”.

RODA DE CONVERSA  –  “ENTRE A VIDA E A MORTE: O CUIDADO HUMANO NA SUA INTEGRALIDADE”

DATA : 22/10/2011 (sábado)

HORÁRIO: 8h às 17h

PUBLICO ALVO:  Profissionais e Estudantes de áreas afins bem como, pessoas que compartilham da atitude MOITARÁ.

VAGAS: 30 pessoas

LOCAL: Instituto PsicoEthos – R João Ribeiro nº 268, Bairro Campestre S.André- S.P.

Fone/ fax:  49916663

INSCRIÇÕES:  até o dia 20/ 10/2011  às 17h - CLIQUE AQUI PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO

INVESTIMENTO: R$ 120,00 para profissionais e R$ 60,00  para estudantes e/ou profissionais do “Curso de Extensão Psicologia Clínico Social”e gratuito somente para profissionais que atuam no Instituto PsicoEthos

 

Como fazer a inscrição?

Preencher a ficha de inscrição com os dados solicitados

Incluir na ficha – Como soube sobre este evento?

Fazer depósito no Banco Itaú – Ag  3784 C/C  25777-0 em nome de Danuta D. Pokladek e enviar comprovante de pagamento via email ou fax (011) 49916663

Somente serão consideradas  as inscrições mediante envio de comprovante de pagamento.

O Sarau “Moitará” inclui:

- Café de Boas vindas

- As rodas de conversa

- Coffe Break

- Certificado


                                                              PROGRAMAÇÃO

 

“RODA DE CONVERSAS”

 Entre a vida e a morte: O cuidado humano na sua integralidade – Ilustrado pelo cinema

 

7h30 às 8h – Café de boas vindas e entrega de material

 

8h às 9h – “A Espiritualidade em diferentes culturas” – Juliane Pimenta da Silva – Gerontóloga (EACH-USP)

 

9h às 10h30 – “A Fenomenologia do cinema”: Um modo de compreender um mundo vivido – Profº Drº Rui de Souza Josgrilberg – Filósofo (UMESP)

 

10h30 às 10h45 – Coffe Break

 

11h às 12h15 – “Viuvez: Da perda à organização” – Milena Suzuki – Gerontóloga (EACH-USP)

 

12h30 às 13h45 – Almoço no restaurante Banana da Terra” (não incluso)

 

14h às 15h – “Viver a cada dia como se fosse o último” – Profª Drª Beatriz Gutierrez – Enfermagem (EACH-USP)

 

15h às 16h30 – Coragem:- Seja fiel aos seus sonhos.Uma análise fenomenológica do filme Comer- Rezar-Amar de( Liz Grilbert – 2006)

 

16h30 às 17h – Subsídios para formar um grupo de estudos e pesquisas em torno da articulação entre a fenomenologia e o cinema

 

17h – Entrega dos certificados

Beijos no coração

Danuta D.Pokladek – Presidente do Instituto PsicoEthos


Mini Currículos

 

·         Profº. Rui de Souza Josgrilberg,(mini currículo)  com o tema “A Fenomenologia do Cinema”- UMESP

Filósofo pela Universidade de Mogi das Cruzes (1976), Teólogo pela Universidade Metodista de São Paulo (1976) e Doutur em Sciences Religieuses pela Universite de Stasbourg I (1973). Atualmente é professor titular da Universidade Metodista de São Paulo e Membro de corpo editorial do Caminhando (São Bernardo do Campo). Presidente Fundador da Sociedade Brasileira de Fenomenologia.

·         Juliane Pimenta da Silva (Gerontóloga) – “A Espiritualidade em Diferentes Culturas” – EACH-USP

 

 Bacharel em Gerontologia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, em 2010 concluiu os cursos de aperfeiçoamento em Cuidados Paliativos e Educação para a Vida e para a Morte pela UniSanta. Hoje atua como aprendiz no Hospital Dia do Hospital de Psiquiatria das Clínicas, no grupo de Estimulação Cognitiva e na capacitação de profissionais voluntariamente.

 

·         Profª Drª Beatriz Gutierrez- “Viver a cada dia como de fosse o último”- EACH-USP

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1986), licenciatura em enfermagem pela Universidade de São Paulo, administração de serviços de saúde pela Universidade de São Paulo, especialista em UTI pela Sociedade Brasileira de Enfermagem em Terapia Intensiva, mestrado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professor doutor do curso de Gerontolologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de ensino, pesquisa e extensão com ênfase em administração de serviços de saúde, gerenciamento de recursos humanos em serviços de saúde, educação em enfermagem, assistência em enfermagem, qualidade de vida no envelhecimento, bioética, assistência no processo de morrer.

 

·         Milena Suzuki (Gerontóloga) – Viuvez: Da perda à organização.

Bacharel em Gerontologia pela Universidade de São Paulo

Pós-graduanda em Cuidados Paliativos pela Universidade Santa Cecília

Atua como gerontóloga na ILPI Assistência Social Dom José Gaspar e na gestão do Curso de Cuidadores para Familiares e Voluntários que Cuidam de Idosos do Município de Guarulhos - SP

 

 

·         Profª  Ms. Danuta Dawidowicz Pokladek- Coragem:- Seja fiel aos seus sonhos- uma análise fenomenológica do filme – Comer-rezar-amar- Liz Gilbert. Instituto PsicoEthos

Possui mestrado (1999) em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo, graduação e formação em Psicologia (1983) pela mesma universidade. É uma das fundadoras e membro do grupo P.E.M. (Pesquisas e Estudos Merleaupontyanos) sediado no Instituto Brasileiro de Pesquisas e Praticas Terapêuticas (PsicoEthos) desde 2004, no qual, também exerce o cargo de Diretora Presidente deste Instituto. É sócia contribuinte e membro da comissão de eventos e logística da Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativas, com ênfase em psicologia da educação e da saúde. Tem experiência em docência com ênfase na Psicologia Escolar e Problemas de Aprendizagem, bem como na Psicopedagogia, atuando profissionalmente como: psicoterapeuta analista-existencial, supervisora nas áreas da psicologia clínica e educacional e pesquisadora na área da psicologia, articulando o método de investigação fenomenológico como caminho de compreensão para sua pratica terapêutica. É autora e organizadora de vários livros que contemplam o tema “A Fenomenologia do Cuidar”, direção filosófica que orienta sua práxis fenomenológica.