Instituto PsicoEthos
:: O Instituto >> Publicações

 

 

 

História de uma professora

 

Historia de uma professora é um livro corajoso e sensível , pois transcende um relato terapêutico ao resgatar o encontro afetivo entre duas pessoas do mundo que querem aprender com a vida.

 

 

 

 

Cuidar do Humano – Experiência terapêuticas e seus sentidos existenciais

 

Este livro é o primeiro volume que reúne textos que evidenciam um fazer fenomenológico, inaugurando assim o registro das idéias do Instituto PsicoEthos.

 

A escolha do título dolivro, Cuidar do Humano, evidencia a maneira como a autora concebe sua práxis.

 

Sensível, afetiva, inquieta e persistente nos seus ideais, não esconde suas raízes polonesas e, assim, mantém parceria com a Universidade Jagielona de Cracóvia. Possui vários textos publicados nos livros Fenomenologia e Análise do Existir (2000) e Existência e Saúde (2002), que são resultado dos encontros realizados na Universidade Metodista de São Paulo, em que é membro do FENPEC – UMESP.

 

Sua paixão pelo humano é denunciada neste livro, que inaugura seu sonho – o Instituto PsicoEthos.

 

 

Existência e Saúde

 

Este livro é resultado das conferências apresentadas durante o II Encontro sobre Fenomenologia e Análise do Existir, realizado na Universidade Metodista de São Paulo e organizado pelo Fenpec (Grupo de Pesquisa em Fenomenologia e Ciências) e Sobraphe (Sociedade Brasileira de Psicologia Humanista e Existencial/Instituto de Ensino e Formação em Psicologia Existencial e Análise do Existir).

 

Dividido em três partes, aborda na primeira os horizontes fenomonológicos para pensar a Ciência. Essa parte é subdividida em: a) Fenomonelogia e Ciência; b) Horizontes da subjetivodade e c) Fenomenologia e Ethos. Na segunda parte, apresenta a proposta da aproximação fenomenológica das ciências da saúde. Na terceira parte, os textos referem-se à análise fenomenológica da prática cotidiana de algumas das ciências da saúde.

 

 

 

 

 

A Fenomenologia do Cuidar

 

Este livro apresenta um panorama do significado da Fenomenologia do cuidar nas atuações das áreas da saúde, educacional e organizacional, reunindo textos de vários profissionais que atuam na abordagem fenomenológico-existencial. Oferece ao leitor a oportunidade de se aproximar das possibilidades de atuação articuladas no horizonte da Fenomenologia do cuidar.