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Apresentação:

 

A comunicação é uma das principais vias de crescimento e realização dos seres humanos, tanto

por meio da linguagem oral como da linguagem escrita, contudo, existem fatores que influenciam no desenvolvimento da linguagem (sócio-cultural, hereditários, fatores ambientais, como falta ou pobreza de estimulação, dificuldades

de interação do individuo com o outro ou com a língua)


Justificativa:

Prevenir e eliminar os quadros de atraso no desenvolvimento da linguagem, tais como:

 

1.   Retardo de linguagem (atraso no processo de aprendizagem)

§     Características de imaturidade

§     Atraso no processo de aquisição de linguagem

§     Desempenho lingüístico similar ao de crianças de faixa etária anterior

§     Déficits nos vários componentes da linguagem

2.   Distúrbio específico de linguagem (desvios no processo de aprendizagem)

§     Inicio da produção oral mais tardio

§     Déficits em um ou alguns componentes da linguagem

§     Desvios na organização dos diferentes níveis da linguagem

§     Repercussão sobre a aprendizagem da linguagem escrita

§     Crianças com vocabulário restrito

§     Dificuldades para narrar estórias

3.   Desvio fonológico (déficit no padrão articulatório da fala)

§     Dificuldade no processo de aquisição da linguagem oral

§     Ininteligibilidade de fala 

§     Conflitos de caráter psicológico, físico e sócio-cultural lingüístico

4.   Identificação de falsos x verdadeiros problemas de aprendizagem

§     Desenvolver a percepção em busca de discernimento entre o falso e verdadeiro segundo os aspectos

    de ordem física, afetiva, psicológica, familiar, educacional e sócio-cultural.


          Objetivos

          O Fonoaudiólogo desempenha papéis de vital importância na prevenção ao ajudar:

1.        estimular e apoiar a criança nessas fases

2.        acompanhar em momentos de experiência complexas evitando traumas

3.        produzir segurança durante o processo de crescimento e desenvolvimento

4.        sadio desenvolvimento da linguagem oral e escrita compatível com sua devida faixa etária

 


Metodologia:

Palestra para pais e professores e oficinas de linguagem com as crianças (mínimo de 5 e máximo de 10 crianças da mesma faixa etária). Utilização de recursos e materiais lúdicos, jogos e dinâmicas de grupo. 


Duração:

24 hs distribuídas em oficinas com duração de 50 min. com crianças e 4 hs com docentes.


Investimento:

R$ 2.000,00 (escolas particulares e instituições) - Escolas Estaduais, Municipais e outros a combinar


Metodologia:

Palestra para pais e professores e oficinas de linguagem com as crianças (mínimo de 5 e máximo de 10 crianças da mesma faixa etária). Utilização de recursos e materiais lúdicos, jogos e dinâmicas de grupo. 

Duração:

24 hs distribuídas em oficinas com duração de 50 min. com crianças e 4 hs com docentes.

Investimento:

R$ 2.000,00 (escolas particulares e instituições)

Escolas Estaduais, Municipais e outros a combinar


COORDENDADORES E DOCENTES:

Este projeto também pode ser aplicado para educadores com o objetivo de ampliar conhecimentos e conhecer as ferramentas que o fonoaudiólogo utiliza na intervenção clinica.

Duração: 4 a 6 hs.

Investimento: R$ 600,00