Instituto PsicoEthos
:: O Instituto >> Curriculum Vitae - Danuta D. Pokladek

RESUMO DAS QUALIFICAÇÕES

- 25 anos de experiência em Psicologia Clínica, no atendimento de jovens e adultos na abordagem fenomenológica-existencial.

- 15 anos supervisionando profissionais das áreas da saúde e educação.

- 12 anos atuou como psicóloga escolar em escolas, desde a pré-escola até o ensino fundamental.

- 12 anos de vivencia na área acadêmica na Universidade Metodista de São Paulo

atuando como docente na disciplina Psicologia do Escolar e Problemas de Aprendizagem.

- Assessoria Psicopedagógica na elaboração do Projeto do Instituto de Ensino Adonai.

- Experiência na qualidade de docente no programa de pós-graduação-lato senso no curso de – Psicopedagogia

Disciplinas: - Fundamentos para uma ação Psicopedagógica – Reflexão e Prática

UMESP – SP.

- Reflexão acerca dos diferentes sentidos do conceito de desenvolvimento humano.

UMESP – SP

- Experiência na qualidade de docente no programa de pós-graduação-lato-senso na faculdade de Filosofia e Ciências da Religião.

Curso – Fenomenologia – Um método para as Ciências Humanas abordagem

Heideggeriana

UMESP – S. Paulo

- Mestre em Psicologia da Saúde – UMESP - SP

- Fundadora do PsicoEthos – Instituto Brasileiro de Pesquisas da Existência e Práticas

Terapêuticas, onde exerce o cargo de Diretora-Presidente.

- Coordenadora e Supervisora dos Projetos e Pesquisas Cientificas do PsicoEthos.

FORMAÇÃO ACADÊMICA

- Mestrado em Psicologia da Saúde –

Área de Concentração - Psicologia da Saúde –

Universidade Metodista de São Paulo - UMESP

Título de Dissertação – “A presença do Psicólogo Escolar segundo a visão do professor - Possibilidades e limites de uma atuação fenomenológica”.

(Conclusão julho de 1998)

- Estágio nas Pré-Escolas e Ensino Fundamental na cidade de Leszyny – Polônia – Área de Concentração – Psicologia Educacional

Tema da Pesquisa – Sondagem da construção do Pensamento Cognitivo de 4 à 10 anos

- Especialização – Psicoterapia e Analise do Existir

Sociedade Brasileira Humanista Existencial

SOBRAPHE – SP

(1996 à 1998 )

- Graduação Psicologia

Universidade Metodista de São Paulo

(1978 à 1981 )

- Formação em Psicologia

(1981 término 1983)

PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS

Coordenadora/organizadora

2007

- IV Simpósio do Instituto PsicoEthos

Tema: Ética – Atuação e Intervenção em Psicologia da Saúde

SESC Vila Mariana – SOBRAPHE/PsicoEthos

2005

- III Simpósio do Instituto PsicoEthos

Tema: Símbolos e Sentidos nas Relações Humanas: Relações de mundo-vida, crenças, dogmas e escolhas.

SESC Santo André – FENPEC/PEM/PsicoEthos

2004

- II Simpósio do Isntituto PsicoEthos

Tema: Dimensões da Natureza Humana: O que somos, como somos e para onde vamos.

2003

- I Simpósio do Instituto PsicoEthos –

Tema – Fenomenologia do Cuidar – Prática dos Horizontes Vividos na áreas da

Educação, da Saúde e Institucional

SESC – PsicoEthos.

2002

- III Encontro de Fenomenologia e Analise do Existir -

Tema – Corpo e Existência

UMESP – FENPEC/ SOBRAPHE

2000

- II Encontro de Fenomenologia e Analise do Existir

Tema – Fenomenologia e Ciências da Saúde

UMESP – FENPEC/SOBRAPHE

- Pré Encontro na Celebração dos 100 anos de Fenomenologia

Universidade de Jagielona em Cracóvia – Polônia em parceria FENPEC /UMESP

Tema – Efetivar parcerias nas pesquisas cientificas com o Instituto de Filosofia e

Antropologia da Universidade Jagielona e UMESP – FENPEC

1998

- I Encontro de Fenomenologia e Analise do Existir

UMESP – FENPEC

COMO PALESTRANTE/DEBATEDORA

2003

I Simpósio do Instituto PsicoEthos

Conferência “A massificação do homem e o destino da Humanidade

SESC-Santo André

I Seminário Avançado PsicoEthos – FENPEC – UMESP

Introdução ao Pensamento de Merleau Ponty

UMESP – SP

VII Congresso Brasileiro de Psicoterapia Existencial

“A Psicoterapia sob diferentes óticas”

Tema – Corpo e Existência em Merleau-Ponty SP - Sedes Sapientiae

2002

Corpo e Existência

Conferência - Corpo, mais que um organismo - Existência

SESC Santo André

III Encontro de Fenomenologia e Analise do Existir

Tema – Fenomenologia e Ciências da Saúde

Pré-Curso – A Fenomenologia em Merleau-Ponty

UMESP

VI Congresso Brasileiro de Psicoterapia Existencial

A Psicoterapia Fenomenológica sob a perspectiva de Merleau-Ponty –

UMESP - SP

2000

Pastoral UMESP – I Encontro Senso Religioso

Tema – O senso religioso sob a ótica da Fenomenologia

UMESP – SP

II Encontro de Fenomenologia e Análise do Existir

Tema – O Corpo como veículo para uma aprendizagem na ótica de Merleau-Ponty

UMESP – SP

Colégio Metodista – Espaço HTP para professores

Tema – A busca do sentido da ação psicopedagógica resgatando o nosso modo autêntico de ser

UMESP - SP

Pré-Encontro Internacional A Celebração dos 100 anos de Fenomenologia

Local – Universidade Jagielona – Cracóvia – Polônia

Tema – The mode of understanding and relating in a person infected with Lupus Erythematous Systemic

The possibilities and Limities of a Phenomenological Approach

1999

Semana de Psicologia

Tema – Saúde Integral um diálogo necessário

UMESP – SP

1998

I Encontro de Fenomenologia e Ánalise do Existir

Tema - A Supervisão Segundo Abordagem Fenomenológico-Existencial

Tema – Atitude Fenomenológica do Psicólogo Escolar – relato do cotidiano

UMESP - SP

1996

IV Congresso Brasileiro de Psicoterapia Existencial Instituto Sede Sapientiae - SP

Tema – O perceber e o se relacionar de uma pessoa portadora de Lupus Eritematoso Sistêmico – Possibilidades e limites de uma atuação fenomenológica.

1994

I Encontro promovido para pais – Colégio Singular Junior – Santo André

Tema – Percepção entre pais e filhos – Uma aprendizagem de Sintonia

Encontro de casais em Cristo – Paróquia São Judas Tadeu – Santo André

Encontros e Desencontros nas relações afetivas.

COMO PARTICIPANTE

1999

I Simpósio Internacional de Fenomenologia Hermenêutica

Promovido pela Sociedade Brasileira de Fenomenologia – PUC – Rio Grande do Sul

Promovido – Pós-graduação em Filosofia

V Colóquio de Martin Heidegger

Tema – Heidegger e a ética nas práticas clínicas – PUC – SP

Promovido – Pós-graduação em Psicologia Clinica

1998

III Jornada de Psicoterapia Fenomenológica-Existencial da Universidade Gama Filho

Tema – Existência – Possibilidade de vida e autenticidade.

Promovido pelo Centro de pós – graduação de Psicologia

1997

I Encontro sobre a Psicologia e o Senso Religioso – Associação para a saúde núcleo Ribeirão Preto - SALUS

1995

III Congresso Internacional de Psicoterapia Existencial – PUC - SP

1994

IV Encontro de Fenomenologia – “O Olhar Fenomenológico”

Promovido pelo Centro de Estudos Fenomenológicos de SP – PUC – SP

COMO CRIADORA E SUPERVISORA DE PROJETOS CIENTÍFICOS

Projeto Espaço Vídeo Clube – Diálogos Filosóficos

2002/2003

Ementa – É um espaço criado para discutir temas existenciais de nossa trajetória de vida utilizando como recurso didático filmes em vídeo, que tematizem as experiências vividas no nosso cotidiano através de legendas que são interpretadas à luz da concepção fenomenológico-existencial, nas cenas que denunciam a nossa facticidade.

Temas – Encontros e Desencontros nas relações afetivas modulo I e II. Projeto de vida Ser ou Ter

Projeto bimestral – PsicoEthos – São Paulo -Instituto Brasileiro de Pesquisas da Existência e Praticas Terapêuticas.

Projeto Sarau Filosófico – Memória, Arte e Cultura

Ementa – A proposta do Sarau filosófico é contemplar a biografia de pessoas que marcaram a história da humanidade através de suas obras, sejam elas artísticas ou filosóficas.

A análise existencial da trajetória biográfica dessas pessoas possibilitará compreender o projeto de vida que marcou suas obras, bem como, despertar o nosso projeto existencial.

Este resgate de memória visa facilitar a reflexão de nossa própria existência, bem como revisar o nosso projeto existencial que elegemos no mundo.

Tema – Vida e a obra poética de Noel Rosa

Projeto bimestral no PsicoEthos

Um projeto inovador inspirado nas pesquisas realizadas nas Escolas de Katowice – Polônia

Ementa – É um espaço de atuação reflexiva no processo de aprendizagem, intervindo preventiva e remediativamente, possibilitando o aprofundamento ou ampliação das possibilidades do ato de aprender, facilitando a construção do conhecimento da criança e do adolescente resgatando o mundo cotidiano na compreensão dos conceitos veiculados na escola priorizando uma forma contextualizada de aprender.

Modalidades de Intervenção – Atendimento a grupos de crianças e jovens com atividade continuas e progressivas.

- Assessoria psicopedagógica a escolas

- Workshops para educadores e psicopedagogos.

Ementa – O projeto visa trazer a cada participante a possibilidade de modificar sua percepção do corpo vivido através de vivencias que contemplem a expressão e o movimento viabilizando as dimensões do ser humano.

O corpo vivido denuncia através dos sintomas físicos, um grito de socorro, numa tentativa de proclamar o sofrimento.

O ser humano elege um modo de viver, e portanto um modo de adoecer. O regate da biografia de cada pessoa denuncia suas escolhas existenciais para um modo de viver e adoecer.

Workshops – mensais – grupos de pessoas que estão no processo psicoterápico individual.

Projeto – Oficina – Jogos como recurso na inclusão escolar

Ementa – O jogo como recurso para aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Utilizar de conceitos, procedimentos e atitudes. Utilizar o jogo como recurso didático, para trabalhar e viabilizar uma sistematização dos conteúdos escolares, que permita a inclusão de alunos que vivenciam dificuldades de aprendizagem no contexto escolar.

Workshops – Semestral para educadores, psicólogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, estudantes e profissionais nas áreas afins.

1985 à 1997

Universidade Metodista de S. Paulo – UMESP

Cargo – Docente do curso de graduação na disciplina Psicologia do Escolar e Problemas de Aprendizagem

1984 – 1998

Consultório Psicológico Particular

Desde 1984 até o presente momento

Atendimento clinico para adultos, jovens e casais

1984 até o presente momento

Consultório Particular

Supervisora nas áreas de Educação e Saúde –

1986 à 1994

Psicóloga Escolar

Colégio Singular

Desenvolver e implementar conteúdos e estratégias compatíveis ao desenvolvimento do ser humano quanto ao processo de aprendizagem junto à professores e coordenação.

Intervir, quando solicitado, em reuniões com pais, no atendimento dos professores, com crianças que apresentam dificuldades no relacionamento e no processo ensino aprendizagem.

Analise dos recursos didáticos utilizados no currículo escolar.

Caracterização das classes para auxiliar os professores na relação e vínculos dos alunos,

Sondagem da construção do conhecimento dos alunos, reavaliação compatível ao nível cognitivo/emocional e cronológico dos alunos.

Promover temas para discussão nos espaços do H. T. P. junto aos professores

Entrevista para novos alunos, novos professores, seleção e treinamento de pessoal.

1990 à 1994

Assessoria Psicopedagógica na elaboração do Projeto Educacional do Instituto de Ensino Adonai.

Atribuições

Desenvolver um projeto pedagógico compatível com a filosofia que contempla o senso religioso cristão.

Selecionar professores e coordenadores de áreas

Intervir junto a diretoria para captação de recursos e parcerias que mobilizam a viabilização do Instituto

Subsidiar a ação dos professores quanto a orientação psicológica dos alunos, de pré ao ensino fundamental.

Orientar pais com temas compatíveis ao processo de ensino aprendizagem bem como temas que envolvem o processo educativo na relação entre pais e filhos

Desenvolver projeto de brinquedoteca para crianças de pré-escola.

1994 à 2000

iretora do Consultório PsicoPhysis

Atendimento psicoterápico na abordagem fenomenológico-existencial para crianças, jovens, adultos e casais.

Supervisão para pedagogos, psicólogos e psicopedagogos.

2002 até o presente momento

Diretora – Presidente do PsicoEthos – Instituto Brasileiro de Pesquisas da Existência e Praticas Terapêuticas LTDA

Atribuições

Cuidar da questão organizacional e administrativa

Supervisionar e coordenar todos os projetos e pesquisas cientificas dos profissionais que atuam no Instituto PsicoEthos

Criação e divulgação de projetos científicos que contemplem a Fenomenologia e articulação nas áreas da saúde, educação e organização

Publicação de pesquisas nessas áreas

Subsidiar os profissionais que atuam nas áreas da saúde e educação com cursos e workshops

Atendimento clinico à adultos, jovens e casais

Desenvolver parcerias com instituições nacionais e internacionais compatíveis aos objetivos científicos do PsicoEthos.

Assessorar instituições que se interessem em articular o método Fenomenológico-Existencial em suas diversas vertentes filosóficas e atuação profissional

ARTIGOS PUBLICADOS/ORGANIZAÇÃO DE LIVROS E LIVROS PUBLICADOS

Artigos Publicados

2002

Tema – Fenomenologia e Ciência da Saúde

In Existência e Saúde

Editora UMESP

Anais do Instituto de Filosofia da Universidade Jagielona – Cracóvia – Polônia

The mode of understanding and relating ia a person with lupus erythematous systemic

The possibilities and limities of a phenomenological approach

Tema - Invasão de Privacidade – capa da revista ABC Negócios

2000

Tema – Supervisão segundo abordagem Fenomenológica-Existencial

In Fenomenologia e Analise do Existir –Editora UMESP

Tema – Atitude Fenomenológica do Psicólogo Escolar – relato de seu cotidiano

In Fenomenologia e Analise do Existir

Editora UMESP

ORGANIZAÇÃO DE LIVROS

2002

Existência e Saúde

Editora UMESP

AUTORA DOS LIVROS

2002

Cuidar do Humano – Experiências psicoterápicas e seus sentidos existenciais

Editora Alpharrabio

História de uma professora – A autobiografia na compreensão do processo psicoterápico

Editora Alpharabio

ÁREA DE INTERESSE ACADÊMICA

Docência em disciplinas que contemplem o Cuidar do Humano nas áreas da saúde e Educação

Supervisão clinica e/ou educacional, nas áreas da saúde e educação.

Período Matutino e/ou Vespertino